sábado, 25 de abril de 2009

CAOS - PERSONAGENS

Breve subtexto da Ação

Para melhor organizar a estrutura do espetáculo foi necessário criar uma história que levou todos aqueles personagens a estarem naquele lugar, seguindo aquela crença. Como a história foge de todo o realismo, foi desenvolvida uma trama em que se baseia num futuro muito próximo. Após sucessivas guerras, pestes, catástrofes restaram apenas três, ao longo desses problemas deixaram de ser totalmente humanos, sobreviventes de todos esses problemas. Assim a passagem de um estágio para o outro, seguiu da realidade para a fatalidade em seu último grau, uma visão ilusória e puramente pessimista.

Breves conflitos das personagens


MESTRE SENI
Marco Muniz
Senhor detentor de tudo e criador de uma única lei que rege toda a atmosfera. Enunciador de mensagens, de avisos, de alertas... Persuasivo no discurso, contraditório e incerto na ação (devaneios) mas, forte na retórica. Reprime seus desejos e carências, ou seja, almeja aquilo que condena. Na ação SENI espera algo que nunca chega, no caso, a felicidade ou as coisas ditas ‘boas’ da vida. Dentro da trama a figura desse personagem significa a ordem perversa, a força, o próprio pessimismo, porém, completamente dependente de UIC e LUC. Um contrasenso – O personagem tem um agravante físico, pois durante todo o percurso está amarrado não sendo motivo para seus ‘subalternos’ desobedecê-lo. Como se fosse a noção de ascensão da lei, algo quase sobrenatural.
Ação- Esperar

Ações específicas – impor, mandar, delirar, pedir, exigir, persuadir, reprimir, segurar...

Conflito – Esperar algo que nunca chega e indecisão em receber tal espera.


REVOLUCIONÁRIO UIC
Luiz Gustavo Schmitt
Sonhador, calculista, frio, questionador, ambicioso... Características desse personagem que serve como uma aproximação do humano pelo fato de desejar sem se auto condenar. Tudo o que SENI gostaria de ser, mas por falta de coragem prefere não racionalizar as conseqüências se um sistema já estabelecido. Um personagem que se configura como uma possível dependência, transcendência, dando noção de ascensão na história. Um contrasenso - Signo da transformação e da revolução, porém totalmente dependente de LUC para executar seus projetos. Não consegue viver com dogmas por que encontra razão em tudo. Estabelece a figura da inteligência e ao mesmo tempo do fracasso.

Ação – Transformar

Ações específicas – mudar, revolucionar, ambicionar, desejar, criar, arquitetar, lutar, pensar, convencer...

Conflito – Desejar algo que não existe, não conhece num ambiente que não possibilita tal execução. Desejos projetados e conseguidos, mas frustrados.


SUBMISSO LUC
Vinícius Melich
A pesar da ausência aparente de criticidade, a figura deste personagem é a mais reveladora porque para segurar sua sobrevivência, ele canaliza suas ações. Submisso, perspicaz, sagaz, capta informações convenientes. Rancoroso. Previsível na forma, imprevisível no conteúdo. Perigoso obscuro, quase besta. E um grande fator – é o único personagem que não depende de ninguém para sobreviver, pelo contrário, ele seria como um morcego que suga toda a energia dos outros personagens. Obedece as leis até que não afetem sua rotina, esse é o medo. Teme a perda. Ele possui um ascetismo moral porque consegue viver com o necessário. Não condena o desejo mas também não se joga no mesmo. Almeja sempre o que lhe convêm e o necessário. Executa aquilo que irá garanti-lo no sistema e nada mais além disso.

Ação – Temer

Ações específicas – observar, submeter, captar, obedecer, conformar, alertar, criticar, previnir...

Conflito – Durante toda a sua existência conviveu com uma lei que se traduz em nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário